Harley-Davidson desmente saída do Brasil: “boatos não têm fundamento”

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Empresa diz que passa por reestruturação, reduz rede de concessionários e tira modelos mais baratos de linha.

A Harley-Davidson, talvez a mais conhecida das fabricantes de motocicletas do mundo, está passando por um momento de mudanças. Isso inclui a redução da linha de modelos e o fechamento de concessionárias em diversos países.

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Dessa forma, surgiram boatos de que a empresa iria encerrar a operação no Brasil. O Primeira Marcha procurou a empresa, que enviou uma extensa nota, explicando os planos de reestruturação.

Harley-Davidson desmente saída do Brasil
Fat Bob passa a ser a Harley de entrada no Brasil

A Harley-Davidson do Brasil deixou claro que não está deixando o país, e disse que os boatos “não têm fundamento”.

A empresa explicou que as mudanças fazem parte de um plano de 5 anos chamado The Hardwire, que inclui a estratégia atual, chamada de The Rewire, classificado pela Harley como um esforço para “religar” a marca.

Veja abaixo alguns pontos dessa estratégia:

Mercados

A Harley afirmou que vai passar a atuar em 50 mercados nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico, e que já comunicou os países que teriam as operações encerradas.

Obviamente, como o Brasil não estava na lista de cortes, a operação segue normalmente, inclusive com a fábrica de Manaus.

Harley-Davidson desmente saída do Brasil
Fábrica da Harley-Davidson em Manaus

Rede de concessionárias

Parte dos boatos sobre a saída da Harley do Brasil se deve ao fechamento de concessionárias.

A empresa admitiu que reduziu sua rede, mas não disse quantos pontos de venda fecharam. Segundo a Harley, “os termos e condições de nossos contratos de concessão são confidenciais”.

A marca ressaltou que “a maior parte da rede de concessionárias continua operando normalmente”, e pediu que os clientes acessem o site da marca para encontrar a loja mais próxima.

Linha de produtos

Harley-Davidson desmente saída do Brasil
Harley-Davidson Iron 883 sai de linha no Brasil

Outra razão que ajudou a alimentar o boato foi a redução da linha de modelos. A família Sportster, por exemplo, deixou de ser vendida no Brasil.

Assim, os modelos mais baratos, Iron 883 e Iron 1200, que custavam R$ 53.300 e R$ 58.700, respectivamente, saem de linha.

A partir de agora, a empresa irá se concentrar em motocicletas mais caras. Seu novo modelo de entrada passa a ser a Fat Bob, que começa em R$ 82.900.

O que vem por aí

A nota enviada pela H-D ainda menciona a atuação em “categorias mais fortes atualmente com expansão para novos segmentos de alto potencial”.

Isso é um indicativo do que vem por aí, já adiantado por nós na lista de lançamentos para 2021.

A Harley-Davidson entrará nos segmentos aventureiros, com a Pan America, e naked, com a Bronx.

Harley aventureira? É esse o papel da Pan America
Harley-Davidson Pan America

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