Mercedes-Benz começa a vender Actros ‘à brasileira’ na Europa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Cabine mais baixa foi desenvolvida para atender ao mercado local, mas acabou exportada para a matriz.

Actros F tem cabine mais baixa – assim como modelo vendido no Brasil

A orgulhosa filial brasileira da Mercedes-Benz anunciou nesta terça-feira (26) que as vendas do Actros F foram abertas em 24 países da Europa.

A notícia, que pode parecer distante do Brasil, podia passar despercebida por aqui, se não fosse por um detalhe.

VEJA MAIS

O Mercedes-Benz Actros F é o primeiro modelo a ser vendido na Europa cujo desenvolvimento teve participação da engenharia brasileira.

No caso do extrapesado, coube ao time sediado em São Bernardo do Campo, criar a cabine – a mesma do Actros vendido no Brasil desde o final de 2019.

Grade do Actros F tem uma barra a menos

A diferença do modelo europeu para o brasileiro está na cara – literalmente. O modelo criado para as nossas estradas é 16,5 cm mais baixo. Até por isso, sua grade frontal tem uma fileira a menos (4, contra 5 do europeu).

A matriz da Mercedes-Benz percebeu que poderia oferecer uma versão “de entrada” do novo Actros no continente, e aproveitou o trabalho dos engenheiros brasileiros para desenvolver a solução.

Segundo a Mercedes, a altura inferior ajuda também na economia de combustível, com uma redução da área frontal e a resistência ao vento.

Mercedes-Benz Actros F

“Nas estradas brasileiras, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel. Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano numa frota de 200 caminhões no nosso país”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Leoncini ainda afirma que o Actros F poderá atuar em um segmento em que o Actros europeu “convencional” não consegue.

“Essa dimensão de cabina permite atender clientes que operam com restrição de altura do veículo em suas atividades de transporte”, completa.

A produção do Mercedes-Benz Actros F começa na Alemanha no próximo mês de abril.

VÍDEO: andamos no Mercedes-Benz Atron, o bicudo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários