Volkswagen confirma Polo Track como novo ‘popular’ para substituir Gol, Fox e Up

Modelo será produzido em Taubaté, e lançamento deve acontecer no fim do ano
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Projeção do VW Polo Track, futuro carro de entrada da marca no país

A Volkswagen revelou parte de seus planos para os próximos anos na última quarta-feira (16), em seu encontro anual com a imprensa. Na apresentação, a empresa confirmou que vai investir em uma versão inédita do Polo para ser seu “modelo de entrada” no Brasil, chamada de Track.

O lançamento deve acontecer no final desse ano, e ele terá a missão de “matar”, de uma só vez, Gol, Fox e Up (veja mais detalhes abaixo).

“O plano de reestruturação para o Brasil inclui a realização de ajustes nas plantas reduzindo o número de turnos e com um maior uso local da plataforma MQB por meio do novo produto, Polo Track como um modelo de entrada para a região. Ele vai ter potencial de ser exportado para fora da América do Sul”, disse Alexander Seitz, membro do conselho do Grupo Volkswagen.

VEJA MAIS

A informação divulgada pela Volkswagen confirma o que havia sido dito pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté divulgou em setembro do ano passado.

Na ocasião, a entidade disse que a Volkswagen levaria a plataforma MQB para a unidade do interior de São Paulo, compartilhando, assim, a produção do hatch compacto com a fábrica de São Bernardo.

Além disso, Taubaté ficará responsável pela fabricação da nova versão Track. Porém, como a fábrica precisa ser adaptada para receber a plataforma MQB, isso só deve acontecer no final do ano.

Como será o Polo Track

A resposta é: ainda não sabemos. Mas temos alguns bons palpites. Certamente ele terá o motor 1.0 de 3 cilindros e 84 cv debaixo do capô. Acoplado a ele, o câmbio manual de 5 marchas. É o mesmo conjunto das versões de entrada do Polo atual.

As diferenças do Track para os demais serão estéticas e em equipamentos. A nova versão de entrada não deve receber a atualização visual prevista para as outras configurações. Além disso, ele deve sair de fábrica com molduras das rodas em plástico preto e calotas simples.

Em termos de equipamento, “luxos” como ajuste de altura do banco do motorista e do volante devem ser retirados, assim como central multimídia e comandos de som no volante.

Saem Fox, Gol e Up

Volkswagen mal lançou o Up 2021, mas modelo já deve sair de linha
Volkswagen Up 2021 mal foi lançado e deve morrer

Quando for lançado, o Volkswagen Polo Track deverá matar, de uma só vez, Gol, Fox e Up. Aliás, esse último, segundo apuramos, já está se despedindo do nosso mercado, mesmo após ter recebido adaptações para cumprir a legislação que obriga apoios de cabeça e cintos de 3 pontos para todos os ocupantes.

No caso do Fox, o hatch compacto tem feito “hora extra” há pelo menos 3 anos, quando sua morte foi especulada pela primeira vez. Porém, com a boas vendas, a Volkswagen foi prolongando a existência do modelo. Hoje, ele é oferecido em 2 versões, ambas com motor 1.6 e preços começando em R$ 58.190.

A situação mais delicada é a do Gol, atualmente produzido apenas em Taubaté. Ainda não sabemos se o projeto do hatch compacto, bem como o sedã Voyage, permite a inclusão de itens como controles de tração e estabilidade para atender à nova legislação, prevista para entrar em vigor em 2024. Assim, o Volkswagen Polo Track poderia cumprir essa função.

VÍDEO: Volkswagen Taos será páreo para Jeep Compass e Toyota Corolla Cross?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários