Chevrolet Onix: comparamos as versões RS e Premier

Uma delas é a configuração mais completa do hatch. A outra tem visual esportivo
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Faz cinco anos que o Chevrolet Onix é o carro mais vendido do país. Este reinado (que pode acabar em 2021) não aconteceu à toa: a GM soube identificar o que o consumidor buscava em um hatch compacto, e até hoje colhe os louros.

Diante do sucesso estrondoso, a Chevrolet oferece uma boa gama de versões do Onix. E é por isso que decidimos fazer um comparativo de Onix RS e Premier para ver qual configuração é a melhor.

Comparativo de Onix RS e Premier: preço e desempenho

Onix RS é mais barato do que Premier e traz mesmo motor turbo

Os preços de todos os carros não param de aumentar. Assim, quando fechamos esta reportagem (em maio de 2021), as duas versões estavam separadas por R$ 4 mil. Enquanto o Onix RS sai por R$ 81.430, o Premier custa R$ 85.430. Se encomendado com todos os opcionais, o Onix Premier salta para R$ 88.890.

Não existe nenhuma diferença na parte mecânica. No comparativo dos Onix RS e Premier, ambos utilizam o eficiente 1.0 turbo de três cilindros em linha, que entrega 116 cv com etanol ou gasolina no tanque. O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm se abastecido com gasolina. A transmissão é automática de seis velocidades – diferente do que se esperava antes do lançamento da versão esportiva RS, que poderia vir com câmbio manual.

É bom ressaltar que o conjunto é bem competente e ágil. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,1 segundos e a velocidade máxima é de 187 km/h. A transmissão automática é bem escalonada, ainda que a caixa demore um pouco para fazer reduções de marcha. Isso acaba prejudicando um pouco as retomadas de velocidade, o que pode ser ruim ao realizar ultrapassagens, por exemplo.

Só que o desempenho poderia ser um pouquinho mais apimentado na versão RS. Afinal, uma sigla com tanta história assim (e que na linha Chevrolet é associada a ícones como o Camaro) merecia um tratamento especial. É um pouco estranho pensar que um Onix LTZ anda tanto quanto o RS. Ou se a ideia era não mexer no motor, pelo menos um câmbio manual agradaria os entusiastas.

O consumo de combustível é razoável: as médias são de 8,3 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 15,9 km/l, respectivamente, com gasolina.

Itens de série: Premier é mais recheado

Cabine da versão Premier pode vir com apliques na cor caramelo

O Onix RS é baseado na versão LTZ, e por isso dispensa alguns equipamentos presentes no Premier.

Os dois são equipados com itens como controles de estabilidade e de tração, 6 airbags, assistente de partida em rampas, central multimídia MyLink com suporte a Android Auto e Apple CarPlay e piloto automático com limitador de velocidade.

O esportivo, porém, não vem com destravamento das portas sem chave e nem partida do motor por botão. Não inclui câmera de ré, deixa de fora o acendimento automático dos faróis e também dispensa o carregador de celular por indução, este disponível na versão Premier como opcional.

A versão Premier oferece todos os equipamentos ausentes no RS. E a central multimídia inclui espelhamento da tela sem cabo e internet 4G com Wi-Fi, disponibilizada mediante pagamento de mensalidade.

Design: Onix RS é mais estiloso

Onix RS vem com vários acessórios esportivos

A roupagem esportiva fez bem ao Onix. A versão RS inclui vários acessórios, como faróis com máscara negra, grade frontal exclusiva e para-choques diferenciados. Na traseira, o aerofólio é bem pronunciado e dá bastante personalidade ao carro. É difícil achar quem não aprove o visual.

Por dentro, o Onix RS tem revestimento do teto escurecido e costuras vermelhas nos bancos e outras partes da cabine. Essa combinação contrasta com a sobriedade do Premier, que pode vir com revestimento em dois tons: preto e cinza ou preto e caramelo. Esta última dupla estava na unidade avaliada – e particularmente acho bem elegante.

Veredicto: Premier vence comparativo com Onix RS

Chevrolet Onix Premier em avaliação do Primeira Marcha
Onix Premier é mais caro, mas é completão

Escolher entre Onix RS e Onix Premier não é apenas uma questão de gosto. A diferença de R$ 4 mil joga a favor do esportivo, mas também se reflete na lista de equipamentos.

Entretanto, falta um motor mais esperto (como o 1.2 turbo do Tracker) para honrar a aparência invocada da versão RS. Diante disso, a versão LTZ entrega o mesmo conjunto da RS por R$ 74.690 com câmbio manual ou R$ 80.430 se equipado com a transmissão automática.

Neste cenário, apesar do visual mais sedutor do Onix RS, eu escolheria a versão Premier, ainda que fosse preciso desembolsar mais dinheiro.

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