Novo investimento da Volkswagen no Brasil pode incluir sucessores de Gol e Voyage

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Fábrica da Volkswagen em Taubaté
Fábrica da Volkswagen em Taubaté vai receber a plataforma MQB nos próximos meses

Com o plano de investimento de R$ 7 bilhões já na reta final de execução, a Volkswagen se prepara para anunciar um novo aporte na América do Sul. É o que mostra a reportagem do nosso parceiro Automotive Business.

O chefão da Volkswagen para a América do Sul, Pablo Di Si, confirmou em entrevista para a agência de notícias Reuters na última (7), que a montadora fechou um compromisso para lançar um novo ciclo de investimentos no Brasil.

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Fábrica Volkswagen em Taubaté
Gol é produzido em Taubaté (SP)

Com isso, Gol e Voyage, hoje produzidos em Taubaté (SP), podem ter uma nova geração baseados na plataforma MQB, que está sendo introduzida na unidade do interior de São Paulo.

“Definimos [o investimento] e já paramos a produção em nossa fábrica em Taubaté para preparar a nova plataforma”, disse Pablo Di Si.

O executivo não deu detalhes sobre valores e datas do novo investimento, porém adiantou que o plano será anunciado oficialmente pelo presidente mundial da VW, Ralf Brandstätter, que deve vir ao Brasil no fim do ano.”O investimento vai reforçar nosso portfólio de produtos como uma das marcas mais importantes em termos de participação de mercado”, afirmou Di Si à Reuters.

Futuro de Gol e Voyage

Esse anúncio deve acabar com a grande dúvida do mercado sobre o futuro da linha Gol e Voyage, que são produzidos na fábrica de Taubaté. Em 2019, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté havia confirmado que a vida útil das plataformas de Gol e Up! seriam encerradas em 2021.

De fato, este ano o Up! saiu de linha, mas Gol e Voyage oficialmente continuam à venda. Fontes da indústria, porém, garantem que estes dois ganharão sucessores.

Volkswagen Polo Track será produzido em Taubaté (SP).
Projeção do VW Polo Track, futuro carro de entrada da marca no país

O que está confirmado por enquanto é a produção da versão mais barata do Polo, que vem sendo chamada de Polo Track. Quanto à nova geração do Gol, carro mais vendido da marca na América Latina, ele poderá ser fabricado sobre variação da plataforma MQB (a mesma de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus) com redução de custos e maior nacionalização de componentes.

Acompanhando uma tendência mundial, o investimento da Volkswagen do Brasil tem sido cada vez mais em SUVs, que são modelos mais caros e com maior margem de lucro maior do que os compactos como Gol e Voyage.

“É uma tendência que só vai se acelerar”, disse Pablo Di Si à Reuters. “Não é que o segmento de entrada vá desaparecer, mas podemos ver como o segmento está se tornando drasticamente menor.”

Taos já está sendo exportado para o Brasil
Exportação do Taos para o Brasil

Ciclo atual de investimentos

O ciclo atual de investimento da Volkswagen teve início em 2016 com um valor anunciado de R$ 7 bilhões. Faz parte desse ciclo seu próximo lançamento, o SUV Taos, o mais importante da marca na América Latina este ano, o último do programa de 20 lançamentos da montadora iniciado em 2017. As vendas no Brasil começam no fim de maio.

Esse investimento de R$ 7 bilhões da Volkswagen é uma parte dos R$ 44 bilhões que a indústria automotiva aportou no Brasil no período de 2017 a 2025, como já mostrou a reportagem de Automotive Business.

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