5 dicas para conservar a lataria do seu carro

Saiba como manter seu automóvel sempre com aparência de novo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Todo cuidado é pouco na hora de cuidar do seu xodó

Ter a pintura e a lataria do carro em dia é como ter um cartão de visita do seu automóvel, é a garantia de gerar uma boa primeira impressão por quem passa. Essa é uma das principais características que diz muito a respeito de como anda a saúde do carro e os cuidados que o proprietário tem com o seu bem.

Uma lataria e da pintura bem cuidada indica um cuidado estético com o veículo e além de tudo um investimento no seu próprio futuro, uma vez que um carro bem cuidado e como a pintura em dia, tem grandes chances de ter sucesso na revenda.

Na hora de colocar o seu carro no mercado de automóveis, existe toda uma etapa de avaliação a fim de precificar o quanto vale o seu bem. Entre um dos pontos analisados está a lataria e a pintura. Opções como a repintura existem, mas não são recomendados pelos especialistas uma vez que podem deixar sinais facilmente identificados por um profissional. Além disso, questões como cores também influenciam bastante na revenda, em virtude do gosto popular.

Já a lataria é outro ponto bem importante, pois diz muito a respeito da vida útil de um carro. Acidentes de trânsito, batidas, arranhões, são episódios que contribuem para uma avaliação negativa e principalmente a perda do interesse de um potencial comprador. Além da queda no preço do veículo, a existência de massa plástica pode danificar e muito a estrutura do carro em um futuro.

Soluções como martelinho de ouro podem sair carros e dependendo do estrago, podem não ter um resultado tão efetivo quanto o esperado. Na maioria das vezes, o cuidado redobrado pode ser a melhor alternativa.

A fim de evitar passar por todos esses problemas, é preciso ter conhecimento sobre as superfícies do carro para um cuidado ainda mais efetivo. Na hora de realizar a higienização, a lataria e a pintura não se diferem uma da outra, mas a pintura é mais sensível e pode ser danificada com mais facilidade. Para não tem problema com nenhuma das duas superfícies, a saída não se envolver em acidentes. Muitas vezes essas situações são imprevisíveis, mas sempre que possível é importante ter cuidado. Outro ponto é ter cuidado ao estacionar ou manobrar o carro, para não bater ou até mesmo arrastar alguma parte do veículo em paredes, muros ou até mesmo em outros carros usados na hora de realizar a baliza. Agora que você já conhece mais sobre a importância da lataria e da pintura de veículo, confira algumas dicas a seguir para garantir uma boa conservação.

  1. Tenha cuidado na hora de lavar o carro

Um dos pontos importantes é lavar o carro com uma certa frequência, entretanto não mais do que uma vez por semana. Não lavar o carro pode ser prejudicial ao veículo, uma vez que acelera a sua deterioração e ainda reforça os indícios de pintura mal cuidada e carro velho. Além disso, o acúmulo de sujeira pode provocar danos na pintura e até mesmo manchas permanentes. Para isso, ao lavar o seu carro escolha os produtos adequados para esse tipo de atividade e dê preferência em realizar o serviço em local com sombra. Outro ponto importante é que o carro deve estar frio. Lave sempre do teto para baixo, utilizando uma luva para espalhar a solução e não danificar a superfície. Troque a água do balde durante a lavagem para evitar que resíduos risquem a lataria. Ao secar, utilize um pano de microfibra ou algodão, para na riscar ou gerar atrito na hora de secar.

2. Invista no polimento e no espelhamento

Além de lavar o carro, também é interessante optar por realizar o polimento e espelhamento da sua Fiat Strada à venda. Aplicar uma cera de qualidade tem como objetivo além de garantir uma boa aparência, proteger quanto a agressores naturais que podem vir a danificar o carro como chuva, sol e principalmente a radiação UV. A realização do polimento pode variar conforme a necessidade identificada pelo proprietário do veículo, segundo a sujeira e poluição da cidade. Serviços profissionais tem duração média de seis meses a 1 ano. Já aplicações caseiras com cera podem proteger por cerca de um mês.

3. Utilize capas de proteção

Existem diversos tipos de capas automotivas no mercado, que tem como objetivo principalmente proteger o carro contra o acúmulo de poeira, sedimentos e outros danos causados pela exposição natural. Essa proteção é recomendada apenas para veículos que não são muito utilizados, uma vez que colocar e retirar a capa pode acabar por danificar o veículo. Uma recomendação que pode utilizada pelos proprietários e substitui a necessidade de capa é abrigar o carro em um lugar em que esteja protegido da chuva e do sol, como garagens cobertas.

4. Não estacione debaixo de árvores

O lugar onde o veículo é estacionado acaba influenciando em muito no cuidado com a lataria e a pintura. Isso porque a copa das árvores pode até oferecer em um primeiro momento a sombra necessária para proteção contra a ação do sol, mas esconde uma ação perigosa: a atividade dos pássaros e outros resquícios presentes nas árvores. Em primeiro momento as fezes dos animais além de gerarem incomodo podem ser prejudiciais a aparência do veículo. Isso porque as fezes apresentam uma substância corrosiva que pode danificar a pintura. Em um segundo momento, sementes e galhos podem cair e riscar a pintura, além da seiva cair na pintura e ser de difícil remoção.

5. Atenção a chuva

Acabar pegando um momento de chuva com o carro pode ser até então inevitável e de certa forma pode ser até positiva, uma vez que economiza na lavagem do carro. Entretanto é preciso ter cuidado! A água da chuva quando seca naturalmente sob o carro pode acabar gerando manchas na primeira camada da lataria. Sem polimento, a mancha pode acabar passando pelo verniz e assim gerar danos permanentes. Ao pegar chuva com o carro, busque secar o carro, quando for possível.

Curtiu? Compartilhe em suas redes sociais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários