Com a produção do Onix parada desde abril pela falta de semicondutores, a Chevrolet viu a liderança do mercado alcançada pelo modelo em 2015 “escorrer pelas mãos”. Até o fim de junho, ele já havia sido superado por Fiat Strada, Hyundai HB20 e Fiat Argo, os dois últimos concorrentes diretos também no segmento de hatches compactos.
Falando em HB20 e Argo, resolvemos comparar os dois modelos, e mostrar qual deles é o mais apto para ocupar a lacuna deixada pelo Onix.
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![Argo HB20](https://primeiramarcha.com.br/wp-content/uploads/2021/07/Fotos1.jpg)
Para esse comparativo, selecionamos as versões básicas dos dois modelos – algo raro de ver nas frotas de imprensa das fabricantes. O Fiat Argo mais barato sequer tem sobrenome, é chamado apenas de 1.0 Flex. Ele é vendido por R$ 62.690, enquanto o Hyundai HB20 Sense é tabelado em R$ 59.890.
Equipamentos
![Fiat Argo](https://primeiramarcha.com.br/wp-content/uploads/2021/07/argocabine.jpg)
Apesar de ser mais caro, o Argo tem menos itens de série do que o rival. A lista do Fiat é bastante enxuta, e traz apenas o essencial para um carro novo de 2021: ar-condicionado, direção, vidros e travas elétricos, volante com regulagem de altura, computador de bordo e chave do tipo canivete com função de destravamento das portas.
Se você preza pelo silêncio a bordo, o único som que pode te incomodar é o ronco do motor. Isso porque o Argo não tem rádio nem na lista de equipamentos opcionais. Se quiser, o proprietário deve instalar o som como acessório.
O HB20 tem todos os itens listados acima, com exceção da chave canivete. Aliás, a chave do HB20 é bastante simples, e não inclui sequer um botão para abrir as portas. Fora isso, o hatch produzido em Piracicaba (SP) tem rádio com conexões USB e Bluetooth, comandos de som no volante, controles de tração e estabilidade e airbags laterais.
Pelo conjunto da obra, a chave semelhante à de uma empilhadeira não é um problema, diante dos demais recursos que o HB20 oferece.
![](https://primeiramarcha.com.br/wp-content/uploads/2021/07/hb20cabine.jpg)
Motor
Se o HB20 leva a melhor nos equipamentos, a disputa é bastante parelha na motorização. Hyundai e Fiat lançam mão de unidades de 3 cilindros e 1 litro naturalmente aspiradas.
A Fiat aposta no Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm de torque, que fazem o Argo acelerar de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos. Nessa mesma prova, o HB20 é 1,2 segundo mais lento. O 1.0 Kappa do Hyundai é mais potente, com 80 cv, mas tem um pouco menos de torque, chegando a 10,2 kgfm.
A dupla também se equivale no consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o Argo é um pouco mais eficiente na cidade, enquanto o HB20 leva a melhor na estrada. Veja os números na tabela abaixo:
CICLO | FIAT ARGO | HYUNDAI HB20 |
CIDADE (E) | 9,3 km/l | 9,1 km/l |
ESTRADA (E) | 10 km/l | 10,1 km/l |
CIDADE (G) | 13,2 km/l | 12,8 km/l |
ESTRADA (G) | 14,2 km/l | 14,6 km/l |
Como andam
Design e comportamento dinâmico de Argo e HB20 são os dois pontos de maior distanciamento entre o Fiat e o Hyundai.
Começando pelo desenho, o Argo tem traços típicos de uma fabricante italiana: mesmo sendo um modelo de entrada, é bem desenhado, com linhas que encantam. Já o HB20 seguiu o caminho da ousadia na reestilização profunda de 2019: traços com recortes angulados e proporções de gosto duvidoso.
![](https://primeiramarcha.com.br/wp-content/uploads/2020/05/HB20-Sense.jpg)
Eles igualmente ficam em direções opostas quando o assunto é dinâmica de condução. O Argo tem câmbio com engates “moles” e direção e suspensão igualmente macias. É um dos carros mais fáceis de guiar.
Estar ao volante do HB20 já faz o motorista perceber que o Hyundai é mais indicado para quem gosta de guiar. A posição de dirigir é mais baixa, e o banco “abraça” mais o corpo. Câmbio com engates e relações mais curtas e a suspensão mais firme só reforçam a (boa) sensação.
Entre os 1.0 aspirados, talvez seja o que mais consegue arrancar sorrisos do motorista, dentro das limitações de um carro do tipo.
![Fiat Argo 1.0](https://primeiramarcha.com.br/wp-content/uploads/2021/01/FiatArgoDrive10dianteira-large.jpeg)
Espaço interno
Mais um quesito em que os dois ficam praticamente empatados. Ambos levam até 300 litros de bagagens no porta-malas. Apesar de ser 6 cm mais curto do que o Argo (4,00 m), o HB20 (3,94 m) tem 1 cm a mais no entre-eixos (2,53 m x 2,52 m). Só que na prática, o espaço interno é o mesmo.
Isso significa que apenas 4 adultos viajam com algum conforto. Um quinto ocupante pode sofrer com aperto nas pernas e nos ombros, já que o 1,72 m de largura dos dois hatches não é nenhum latifúndio.
Conclusão
Deixando de lado o desenho polêmico, o Hyundai HB20, com certa vantagem sobre o Fiat Argo, se mostra mais pronto para assumir a posição deixada pelo Chevrolet Onix. Ele é mais completo, mais gostoso e dirigir e mais barato.
Nesse caso, aquele famoso ditado, que pede perdão às feias e ressalta que beleza é fundamental, não poderia estar mais equivocado.