Carros elétricos dominam estreias no IAA Mobility

Marcas alemãs mostram vários tipos de modelos movidos a eletricidade
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Mercedes-Benz Concept EQG
Jipão EQG ainda não tem data de estreia definida

A edição de estreia do IAA Mobility, evento realizado em Munique que substitui o tradicional Salão de Frankfurt, será marcada pela eletrificação. Tanto as fabricantes alemãs quanto as demais montadoras revelam conceitos movidos a eletricidade que devem chegar às ruas nos próximos anos.

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz EQE
EQE é o mais novo membro da linha de elétricos da Mercedes

A Mercedes-Benz trouxe uma enxurrada de veículos elétricos ao IAA 2021.

A maior atração é o EQE, o novo sedã elétrico da marca alemã. Como o nome sugere, o Mercedes-Benz EQE ocupa a mesma categoria do Classe E. Traz muita coisa de seu irmão mais velho EQS, como o gigantesco painel digital que ocupa toda a extensão da cabine e a última geração da central multimídia MBUX.

A autonomia é estimada em até 660 quilômetros sem a necessidade de recarga. Quando plugado a um carregador ultrarrápido, o sedã consegue autonomia de 250 km em apenas 15 minutos de uso.

O icônico Classe G também não escapou da eletrificação. O conceito EQG preserva as formas retilíneas que caracterizam o jipão, incorporando elementos típicos dos elétricos da Mercedes-Benz.

Além desses modelos, a Mercedes também exibiu o AMG EQS e o Maybach EQS. Dentro de quatro anos, a Mercedes-Benz vai contar com uma versão 100% elétrica de cada modelo, quando também pretende ter lançado três novas plataformas voltadas para veículos elétricos. O objetivo da marca é fabricar carros elétricos até 2030.

Porsche

Mission R antecipa futuro Porsche elétrico de competição

Sem estreias de impacto, a Porsche aproveitou o IAA 2021 para mostrar o Mission R. O conceito antecipa o futuro das categorias de competição da empresa, que atualmente utilizam o 911 GT3.

Movido por uma nova geração de motores elétricos, o Mission R tem uma potência combinada de 1.088 cv no modo conhecido como “qualification” (classificação, em inglês). O cupê traz sistema de tração integral e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, atingindo a velocidade máxima de 300 km/h.

Volkswagen

ID Life é conceito de popular elétrico da VW

A propulsão elétrica já faz parte do cotidiano da Volkswagen. Na feira, a empresa mostra o ID.Life, estudo de um compacto com preço na casa dos 20 mil euros.

Feito sobre uma versão encurtada da plataforma elétrica MEB, o veículo tem um design bastante minimalista. O carro foi concebido para os jovens que apreciam um estilo de vida mais descolado, tanto é que a cabine pode ser convertida em um cinema ou sala de jogos, já que o ID.Life traz videogame e projetor a bordo.

Mesmo sendo feito para ser barato, o conceito se destaca pelo desempenho: o motor elétrico deve entregar 172 kW, ou aproximadamente 233 cv. De acordo com a VW, o carro vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. A bateria de 62 kWh garante autonomia de cerca de 400 quilômetros no ciclo WLTP.

O ID.Life também prova a alta flexibilidade da MEB. De carros pequenos a vans, todos os conceitos de veículos podem ser implementados nesta plataforma.

BMW

i Vision mostra a visão da empresa alemã para 2040

A maior atração da BMW no IAA 2021 é o i Vision Circular. O compacto conceitual antecipa a visão da marca alemã para 2040. Mesmo com 4 metros de comprimento, o veículo oferece espaço interno para quatro pessoas.

Além do design, o estudo traz outros princípios da BMW, como praticidade e principalmente sustentabilidade. Matérias-primas de base biológica certificadas são empregadas em sua construção. A bateria de eletrólito sólido é totalmente reciclável e feita quase inteiramente de materiais provenientes de outros veículos elétricos.

Audi

Imponente, o grandsphere nasceu para ter condução autônoma

A grande estrela da Audi é o grandsphere, o segundo de uma série de três conceitos apresentados pela Audi. O primeiro deles foi o skysphere, um estudo de esportivo lançado em agosto de 2021. E o último será o urbansphere, cuja revelação está agendada para 2022.

Em comum, todos são compatíveis com o nível 4 de automação. A fabricante projeta que a condução autônoma estará disponível para produção em série na segunda metade da década.

No modo autônomo, a cabine não tem volante, pedais ou painel de instrumentos visíveis. Segundo a montadora, os bancos dianteiros entregam conforto “digno de um lounge de primeira classe”.

Feito sobre uma plataforma desenvolvida para carros elétricos, o sedã tem um módulo de baterias posicionado entre os eixos, capaz de receber um conjunto de aproximadamente 120 kWh – como o que equipa o sedã.

O conceito é movido por dois motores elétricos (um montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro) que entregam uma potência combinada de 720 cv e torque instantâneo de 97,9 kgfm.

A autonomia pode passar dos 750 quilômetros e o motorista pode obter autonomia de mais de 300 quilômetros em apenas 10 minutos de recarga. Se o tempo de carregamento for de 25 minutos, é possível saltar de 5% para 80% de carga.

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