Avaliação: Tiggo 7 Pro sobe de nível para encarar Compass

SUV médio evolui com motor turbo e mais itens de série
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Tiggo 7 Pro está à venda em versão única

O Tiggo 7 Pro resolve uma lacuna deixada na linha de produtos da Caoa Chery. Lançado em 2018, o Tiggo 7 acabou ofuscado pela chegada de novos produtos, como o Tiggo 8 e, mais recentemente, o Tiggo 3X.

Essa história, porém, está prestes a mudar com a estreia do novo modelo. Disponível em versão única de acabamento, o Tiggo 7 Pro (que aposenta seu antecessor) já está à venda nas concessionárias pelo preço promocional de R$ 179.990. Se você gostou, sugiro garantir o seu, já que o valor deve se manter somente até o começo de 2022.

Estilo mais refinado

Marca finalmente ‘encontrou’ uma identidade visual

O design mereceu atenção especial por parte da marca sino-brasileira. A dianteira ostenta a identidade visual presente em outros modelos da marca, como os já citados Tiggo 3X e Tiggo 8.

Deste segundo, aliás, veio a inspiração para o visual traseiro, marcado pelas lanternas que percorrem toda a largura do veículo. Essa barra é formada por LEDs que se acendem completamente em ambientes pouco iluminados, resultando em um bonito efeito visual.

Lanternas ocupam toda a largura do veículo

A cabine também traz muita coisa do Tiggo 8, inclusive com peças idênticas. O painel digital com tela de 12 polegadas exibe as informações essenciais em uma interface que pode dividir opiniões.

Já a central multimídia com tela de 10,25 polegadas é completa, ainda que a navegação pelos menus seja um pouco confusa. Por meio dela é possível regular várias configurações do carro, como até o ângulo de abertura da tampa do porta-malas elétrico.

Novidades sob o capô

Motor 1.6 turbo de 187 cv veio do Tiggo 8

A Caoa Chery resolveu olhar para cima ao substituir o antigo 1.5 de até 150 cv e 21,4 kgfm. Agora o Tiggo 7 Pro é movido pelo 1.6 turbo de 187 cv e torque máximo de 28 kgfm. Este é justamente o conjunto que impulsiona o Tiggo 8, e é movido apenas a gasolina. A transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 marchas também veio do SUV mais sofisticado da marca.

Durante nosso test-drive, realizado entre as cidades de São Paulo e Itu, o SUV agradou positivamente pela agilidade. As respostas são ágeis e prontas ao mais leve toque no pedal do acelerador. Segundo a fabricante, ele precisa de 8,09 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

A suspensão recebeu uma nova calibragem, com direito a novas molas e amortecedores. O veículo filtra bem as irregularidades do piso sem penalizar o conforto a bordo. Nas curvas, a carroceria inclina um pouco, mas sem transmitir uma sensação de desconforto.

Vida a bordo

Acabamento é de qualidade muito boa

A cabine impressiona pela qualidade do acabamento. Além de usar materiais de bom gosto, o Tiggo 7 Pro cativa nos detalhes, como o aplique em couro no painel de instrumentos.

Os bancos dianteiros trazem regulagens elétricas e são bem envolventes. A posição de dirigir é um pouco elevada mesmo para um SUV, e isso pode causar um pouco de desconforto no motorista – ao menos nos primeiros momentos. A visibilidade é boa, e existe o sistema de câmeras com visão em 360 graus, que projeta uma imagem do veículo em tempo real.

O espaço interno é generoso no banco de trás e os passageiros contam com saídas de ar-condicionado dedicadas, além de uma entrada USB para carregamento de dispositivos móveis.

O porta-malas acomoda 475 litros com o banco traseiro na posição normal. A tampa tem abertura elétrica e pode ser acionada apenas quando alguém se aproxima do veículo com a chave no bolso.

Itens de série

Câmbio de dupla embreagem tem engates por toques na alavanca

Assim como os outros modelos da Caoa Chery, o Tiggo 7 Pro é bem equipado. Sai de fábrica com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, direção elétrica, painel digital com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com tela tátil de 10,25 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução (bem posicionado ao lado do câmbio), iluminação ambiente configurável, rodas de liga leve de 18 polegadas e teto solar panorâmico.

O pacote de itens de segurança ainda vem com alerta de tráfego traseiro cruzado, sensor de pontos cegos, alerta de colisão traseira (que liga as luzes de seta caso um veículo se aproxime rapidamente) e aviso de abertura das portas, que identifica a presença de um veículo nas imediações antes que algum passageiro abra a porta para desembarcar.

Apesar de tudo isso, o Tiggo 7 Pro fica devendo algumas assistências presentes até em modelos mais baratos. Não há a função adaptativa do piloto automático e nem itens como alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa de rolagem e frenagem autônoma de emergência.

Vale a pena?

Tiggo 7 Pro pode incomodar rivais consagrados

Sim. O Tiggo 7 Pro evoluiu consideravelmente em relação a seu antecessor, que sai de cena. O desempenho do motor turbo e a qualidade de construção do veículo são grandes virtudes do SUV médio, que não vai ter vida fácil no mercado.

O modelo da Caoa Chery só comete um deslize importante ao não oferecer as assistências de condução presentes em alguns rivais, como acontece com as versões mais completas de Jeep Compass e Volkswagen Taos. E isso pode decidir a compra a favor da concorrência em um futuro breve, quando o Tiggo 7 Pro subir de preço.

Enquanto isso não ocorrer, ele é uma das melhores compras da categoria.

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