Fiat Uno Ciao: série marca despedida do hatch

Carro terá 250 unidades na cor cinza e custa R$ 87.720
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Edição especial será limitada a 250 unidades

A Fiat anunciou nesta segunda-feira (20) o lançamento do Uno Ciao. A série especial marca a despedida do modelo, cujo nome sai de cena depois de 37 anos e 4,37 milhões de unidades comercializadas.

O preço é bem salgado: o Uno Ciao será vendido como um pacote opcional por R$ 14.904. Assim, o preço salta para R$ 87.720, já considerando os R$ 2.126 extras da cor metálica Cinza Silverstone – única disponível na série.

Estilo externo tem poucas diferenças em relação ao Uno ‘normal’

Teto, retrovisores externos e spoiler traseiro são tingidos na cor preta. O pacote de acessórios inclui ainda adesivos alusivos à efeméride nas laterais com a inscrição “La storia di una leggenda” – ou “a história de uma lenda”, em português.

Cabine tem revestimento especial com cores mais escuras

Por dentro, o Uno Ciao traz revestimento escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela está afixada uma plaqueta numerada, de 001 a 250.

A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela em LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio Bluetooth e entrada USB, travas e vidros elétricos dianteiros com função one touch e antiesmagamento, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, banco traseiro bipartido e porta-objetos no teto com retrovisor central adicional.

Um projeto revolucionário

O primeiro Uno estreou no Brasil em 1984. Desenhado pelo lendário Giorgetto Giugiaro, o modelo causou espanto com suas formas incomuns para a época, que privilegiavam o espaço interno, apesar de suas dimensões compactas.

Ao longo dos anos, o Uno foi responsável por alguns marcos da indústria nacional. Foi o precursor da categoria de populares, em meados dos anos 90, e também o primeiro automóvel de passeio equipado com turbocompressor de fábrica.

A geração atual do Uno foi lançada no país em 2010. Apostava no conceito ’round square’ ao combinar linhas arredondadas com formas quadradas. Desde então, o projeto passou por duas reestilizações e chegou até a ser vendido com os modernos motores 1.0 e 1.3 da família Firefly.

Curiosamente, as duas gerações do compacto conviveram por três anos, já que, em 2013, o Uno original se despediu com a série Grazie Mille. O Uno Ciao marca a despedida da segunda geração, que não poderá seguir à venda por conta das novas regras de emissões de poluentes que entram em vigor a partir de 2022.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários