Designer ‘cria’ picape Peugeot baseada na Fiat Strada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
‘Nova’ picape da Peugeot teria frente de Partner Rapid

O lançamento da Peugeot Partner Rapid causou bastante polêmica na indústria automotiva. Tudo porque o novo furgão não passa de um Fiat Fiorino com os logotipos da marca francesa.

Pensando nisso, o designer Renato Aspromonte, do Overboost BR, imaginou como seria uma picape da Peugeot baseada na Fiat Strada. Até nome novo a criação ganhou: Peugeot Hoggar Rapid, uma referência à polêmica picape baseada no 207 que teve vida curta no Brasil.

Tampa da caçamba teria aplique preto

Para dar vida ao “novo” modelo, Aspromonte usou a frente do Partner Rapid, que inclui os faróis grandes do Fiorino. Atrás, o designer imaginou uma faixa preta na altura onde ficariam os logotipos da Strada. Assim nasceu o Peugeot Hoggar Rapid.

Engenharia de logotipo

Variante do Fiat Fiorino nasceu para aumentar vendas da Peugeot

A decisão de criar uma variação do Fiorino faz parte de uma estratégia interessante da Stellantis. Ao lançar um novo produto, a Peugeot consegue ampliar sua presença no segmento de veículos utilitários, onde já possui boa tradição no Brasil. Nada melhor, portanto, do que usar uma base reconhecida por sua confiabilidade mecânica, caso do Fiat Fiorino.

No México, por exemplo, a Stellantis comercializa o Fiorino com o nome de Ram Promaster Rapid. A receita é a mesma do Partner Rapid: mudam apenas alguns detalhes estéticos, como grade frontal e calotas, além dos logotipos.

Essa prática é conhecida informalmente como “badge engeneering”, algo como “engenharia de logotipo”, em bom português. A própria Fiat já usou essa prática alguns meses após a criação da FCA Fiat Chrysler.

Na ocasião, a marca italiana lançou o Freemont, versão do Dodge Journey com os logotipos da Fiat. O carro foi vendido em versões com cinco e sete lugares, inclusive no Brasil. Para se diferenciar do “irmão” americano, o Freemont tinha apenas o motor 2.4 16V de 172 cv, enquanto o Journey ficava com o privilégio de ter o 3.6 V6 Pentastar, de 280 cv.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários