Ford deixará de fazer carros no Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Empresa seguirá trazendo carros de países como Argentina

Antiga fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP)

A Ford não vai mais produzir carros no Brasil. A empresa anunciou nesta segunda-feira (11) o fim da produção de veículos por aqui.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

VEJA MAIS

A empresa declarou que se reunirá com sindicatos e acionistas para desenvolver um plano viável e equilibrado para mitigar os impactos do fim da produção.

“Nosso dedicado time da América do Sul fez progressos significativos na transformação das nossas operações, incluindo a descontinuidade de produtos não lucrativos e a saída do segmento de caminhões”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos quatro trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo.”

Ka e Eco sairão de linha

Ka vende bem, mas vai morrer

A fabricante vai interromper a produção ‘imediatamente’ nas fábricas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA).

Apenas a fabricação de peças será mantida por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda.

Já a fábrica da Troller, em Horizonte (CE), continuará operando até o quarto trimestre de 2021.

Assim, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e do Troller T4 assim que terminarem os estoques.

Atualmente, a empresa fabrica os modelos Ka e EcoSport no país. Enquanto o primeiro é um dos cinco carros mais vendidos do mercado nacional, o SUV está longe de viver os bons tempos de meados dos anos 2000, quando nadou de braçada no segmento.

Apesar de não produzir mais carros no Brasil, a empresa manterá suas operações no nosso mercado.

A Ford terá uma nova sede em São Paulo (SP) e vai focar em produtos vindos de outros países da América do Sul, como Argentina e Urugua.

A empresa até anunciou investimentos recentes nessas localidades. São US$ 50 milhões no Uruguai, na fábrica Nordex e US$ 580 milhões em General Pacheco, nas proximidades de Buenos Aires.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários