Avaliação: Chevrolet Spin é o carro novo de 7 lugares mais barato do Brasil

Testamos a versão Activ, que custa R$ 110.000 e traz visual aventureiro
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R$ 103.290 é o valor mínimo necessário para comprar um carro novo de 7 lugares no Brasil. Esse é o preço da Chevrolet Spin Premier. Além do monovolume, apenas o Fiat Doblo, oferecido por R$ 111.990, custa menos de R$ 150.000.

Na avaliação de hoje, testamos a versão mais completa da Chevrolet Spin, a Activ 7. Como o nome já indica, ela também traz a terceira fileira de bancos, permitindo levar até 7 passageiros. Nesse caso, o preço é um pouco mais alto do que a versão Premier: R$ 110.270.

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A Spin está em nosso mercado há quase 10 anos. Nesse período, recebeu uma atualização visual em 2018 que deixou o desenho mais harmônico e ganhou alguns equipamentos de comodidade e segurança. Porém, ainda fica devendo airbags adicionais aos 2 frontais que são obrigatórios por lei.

Chevrolet Spin Activ
Spin Activ tem logo da Chevrolet em preto

A lista de itens de série da Chevrolet Spin Activ 7 inclui acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, rodas de 16 polegadas e central multimídia com tela de 7 polegadas e conexões Android Auto e Apple CarPlay.

Em relação às outras versões, a Activ traz ainda uma proposta aventureira, com apliques plásticos nas caixas de roda e saias laterais e detalhes em preto brilhante nas capas de retrovisores e grade, além do logotipo da Chevrolet estilizado em preto. Por dentro, os bancos recebem um acabamento em tecido cinza com o nome da versão nos encostos dianteiros.

Velhos conhecidos

Chevrolet Spin
Interior tem volante e saídas de ventilação herdados do Cobalt

Debaixo do capô, todas as versões da Spin saem de fábrica com motor 1.8 de 8 válvulas e 111 cv. O torque é de 17,7 kgfm. Esse motor acompanha o monovolume desde o lançamento, em 2012. E, mesmo naquela época, já não era referência em tecnologia. Como comparação, o motor 1.3 aspirado da Fiat já consegue chegar perto em potência, com 109 cv.

Mas não é só o motor da Spin que parece ultrapassado. Na comparação com modelos mais recentes da Chevrolet, como Onix e Tracker, a disparidade fica evidente, mesmo em detalhes. É o caso do volante e das saídas de ventilação, vindos de uma outra fase da fabricante.

Mesmo a boa central multimídia MyLink não traz os recursos mais modernos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay ou internet a bordo.

Também faltam recursos como ar-condicionado digital ou auxílios à condução como alerta de ponto cego ou frenagem automática de emergência.

O lado bom (para a Chevrolet e para quem pensa em comprar a Spin) é que, na comparação com o Doblo, o modelo da Fiat parece ter vindo a Spin parece ter vindo diretamente do passado.

A Spin leva 7 pessoas mesmo?

Chevrolet Spin
Segunda fileira de bancos é montada sobre trilhos

A Spin também é imbatível no espaço interno. Seu entre-eixos de 2,62 m fica entre os SUVs compactos e médios, mas o formato da carroceria ajuda na sensação de amplitude.

Não falta espaço para a cabeça, e a versatilidade fica praticamente imbatível com a segunda fileira de bancos montada sobre trilhos, que permitem movimentar os assentos em até 11 cm, aumentando a área para as pernas ou deixando quem viaja na terceira fila mais confortável.

Aliás, nessas condições, adultos com até 1,70 m até conseguem viajar algumas horas sem reclamar. Para os mais altos, o conselho é evitar a terceira fila.

Quem já teve uma Chevrolet Zafira certamente vai se queixar do sistema de bancos adotado na Spin. No monovolume que saiu de linha quase uma década atrás, os dois assentos, além de independentes, podiam ser rebatidos de forma integral em um nicho no porta-malas.

Já na Spin, os bancos são integrais, e, na melhor das hipóteses, podem ser rebatidos, ficando presos rente ao encosto da segunda fila. Ou seja, de qualquer forma, roubam parte do espaço do porta-malas. Veja abaixo os volumes do compartimento em cada situação:

  • 7 lugares – 162 litros
  • 5 lugares com os encostos da 3ª fileira rebatidos – 553 litros
Chevrolet Spin Activ tem detalhes estilizados
Chevrolet Spin Activ

Como anda?

O desempenho é condizente com a proposta de um veículo familiar. Por isso, não espere grandes emoções a bordo de uma Spin.

Apesar de os 111 cv não serem muitos, o torque de quase 18 kgfm do motor 1.8 garante força para o uso cotidiano. Mas a conversa entre motor e câmbio poderia ser mais harmônica.

Conhecendo os novos motores turbo da GM, é impossível não imaginar como ficaria a Spin com o 1.0 de 3 cilindros de Onix e Tracker.

Aliás, existe a possibilidade que isso aconteça, mas só na próxima geração, que deve ser lançada daqui 2 anos, já no meio de 2023. Até lá, a Spin deve seguir praticamente sem mudanças.

Vale a pena?

Vale. Se você faz questão de um carro de 7 lugares 0km, mas não pode investir mais de R$ 120.000, a Spin é a melhor opção. Um pouco por méritos dela própria, mas também porque a única outra opção é o jurássico Fiat Doblo.

Se você considerar um seminovo, há opções interessantes nas mais variadas faixas de preço. Nesse caso, vale buscar por Dodge Journey, Chevrolet Zafira e Citroën Grand C4 Picasso.

Ficha técnica – Chevrolet Spin Activ 7

  • Preço: R$ 110.370 (mai/2021)
  • Motor: 4 cil., 1.8 8V, aspirado
  • Potência: 111 cv a 5.200 rpm (etanol)
  • Torque: 17,7 kgfm a 2.600 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • 0 a 100 km/h: sim
  • Velocidade máxima: não informada
  • Consumo (etanol/gasolina): Urbano (E/G) – 7,2/10,6 km/l. Rodoviário (E/G) – 8,9/12,8 km/l
  • Dimensões: 4,41 m (comprimento) / 1,69 m (altura) / 1,76 m (largura) / 2,62 m (distância entre eixos)
  • Peso: 1.271 kg
  • Porta-malas: 162/553 l (3ª armada/ 3ª fileira rebatida)
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