Volvo apresenta nova geração da família de caminhões F no Brasil

São três modelos, que chegam às concessionárias até o final do ano
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Volvo FH é o modelo topo de linha da empresa

A Volvo lançou na última quarta-feira (16) a renovação da linha de caminhões F no Brasil. A reportagem é do Automotive Business, parceiro do Primeira Marcha.

O lançamento da nova linha F é parte do plano de investimentos de R$ 1,25 bilhão anunciado em fevereiro de 2020 e que será aplicado até 2023 (leia aqui) no Brasil.

VEJA MAIS

São 3 novos caminhões pesados Volvo da série F: FH, FM e FMX (além de uma versão especial deste, a FMX Max). De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, os novos modelos devem chegar às concessionárias no último trimestre do ano, mas as encomendas serão feitas à medida que as apresentações dos veículos forem ocorrendo junto aos clientes.

Os novos caminhões Volvo trazem, como principais destaques, pacote com dispositivos de segurança, quadro de instrumentos digital, novo sistema de conectividade e cabines com aerodinâmica aprimorada (nos modelos FM e FMX).

Combinados, esses recursos, de acordo com a montadora, vão proporcionar economia de combustível adicional de 5% em relação aos modelos anteriores – que seguem sendo produzidos apenas para atender as encomendas que já haviam sido feitas. Não houve alteração nos motores.

caminhão Volvo
FM é opção intermediária da linha F da Volvo

O novo Pacote de Segurança Standard – item de série em todos os novos Volvo da série F – inclui o sistema de freios eletrônicos EBS. “Eles garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

“Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas”, acrescentou. Controle de tração, freios com ABS, auxílio de partida em rampa, luz de freio de emergência e freios de estacionamento com ativação e desativação automática também fazem parte do sistema.

Um recurso inédito – e que também faz parte do pacote Standard – é o chamado Piloto Automático de Descida, que ajuda a manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos e funciona combinando vários dispositivos, como o freio motor VEB, a transmissão eletrônica (que seleciona a melhor marcha para cada trecho) e os freios de serviço, que são acionados automaticamente se o veículo exceder a velocidade máxima programada.

Tecnologia com eficiência

Outro item aprimorado é a nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar a topografia da estrada com antecedência e selecionar automaticamente as melhores marchas para superar o trecho. Nos novos caminhões, o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem. O câmbio I-Shift, aliás, também foi aprimorado, agora com até cinco modos de condução, dependendo do modelo.

Por dentro, todos os veículos ganharam quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, com várias opções de tela para conveniência do motorista. Tudo se ajusta ao modo de direção, exibindo no monitor central as informações necessárias. O condutor pode selecionar o GPS no quadro e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, por exemplo. Há também a nova central multimídia com tela de 9 polegadas, que permite espelhamento de celular e traz outras diversas opções úteis.

Na parte externa, o FH exibe novo conjunto de faróis – com opção de LEDs com sistema antiofuscamento automático – e grade frontal redesenhada, além da cabine com aerodinâmica refinada, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e luzes indicadoras de direção (setas) deslocadas para as portas. Por dentro, a ergonomia foi aprimorada, com novo colchão de espuma de alta densidade, e novas conexões USB. Outra mudança é a nova alavanca da caixa I-Shift, mais ergonômica, que permite melhor movimentação do motorista.

Já os FM e FMX têm novas cabines – inspiradas na nova geração do FH – que ficaram maiores, oferecendo mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a área envidraçada mais ampla proporciona visibilidade externa 10% maior ao motorista, com mais segurança nas manobras.

Caminhão vocacional é novidade

Volvo FMX Max é opção vocacional para mineração

A Volvo apresentou ainda o FMX Max, nova versão do seu modelo vocacional destinado às operações em mineração e construção pesada, que vai se somar ao portfólio da marca no País.

Contando com novos eixo traseiro, suspensões e freios, o modelo possui carga útil muito maior, com PBT (Peso Bruto Total) de 58 toneladas na versão 8×4, o que representa 10% a mais de capacidade em relação ao FMX convencional. A nova versão possui opções de motorização de 460, 500 e 540 cavalos.

“O FMX Max é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo. “Ele tem uma configuração que maximiza ganhos e reduz o custo operacional, com maior capacidade de carga, maior produtividade e robustez, mantendo sua grande disponibilidade”, completou William Junqueira, engenheiro de vendas da marca.

Tudo é conseguido com os avanços introduzidos no caminhão, oferecido nas configurações 6×4, 6×6 e 8×4. A começar pelo eixo traseiro de maior durabilidade, produzido pela Volvo, com 38 toneladas de capacidade de carga vertical, permitindo capacidade máxima de tração (CMT) de 225 toneladas em aplicações de mineração.

O novo componente foi desenvolvido em parceria com a Volvo Construction Equipment, a divisão da empresa voltado para máquinas de construção.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários