Volvo XC40 só terá motor elétrico; marca também investe em carregadores

Marca é uma das grandes apoiadoras da eletrificação no país
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Volvo fez três anúncios relacionados à eletrificação no Brasil. Entre eles, a empresa revelou que a linha XC40 será 100% elétrica.

“Nossa estimativa é de que as vendas do XC40 cresçam de 8% a 10% no país”, afirmou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Além disso, a fabricante vai instalar carregadores do tipo wallbox em 52 pontos de assistência ao usuário em rodovias. A intenção é oferecer uma alternativa para situações de emergência caso o proprietário de um veículo elétrico esteja com baixa autonomia.

A empresa também vai investir R$ 10 milhões na construção de 13 carregadores rápidos de 150 kW (capazes de carregar até 80% da bateria em 35 minutos de uso), que serão espalhados pelas principais rodovias do Brasil.

A intenção é ligar a cidade de São Paulo a várias cidades e capitais, chegando a lugares como Presidente Prudente (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

Não haverá cobrança pelo uso dos carregadores. De acordo com a marca, a área coberta com a construção destas estações será de 3.250 quilômetros na fase inicial do projeto. A fabricante diz que o plano prevê cinco fases de investimento na rede de eletropostos.

“A gente se sente na obrigação de construir a infraestrutura (para carros eletrificados) no país”, admitiu Rafael Ugo, diretor de marketing da empresa.

Apoiadora da eletrificação

XC40 será vendido apenas com motorização elétrica a partir de 2022

A marca é uma das grandes entusiastas da eletrificação no país. Além de financiar a construção de uma rede de eletropostos em vários estados, a empresa decidiu vender apenas veículos eletrificados (híbridos e elétricos) no mercado brasileiro.

O anúncio causou surpresa, uma vez que Brasil e Noruega são os únicos mercados no mundo em que a Volvo tomou tal decisão.

Em 2021, a Volvo obteve um feito inédito ao alcançar a vice-liderança nas vendas do segmento premium no país. Hoje, a empresa está atrás apenas da BMW, superando as alemãs Mercedes-Benz e Audi e a Jaguar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários