Kardian: como é o novo SUV da Renault

Modelo estreia em março com inédito motor 1.0 turbo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Projetado no Brasil, Kardian será um modelo global

A Renault fez a apresentação mundial do Kardian no Brasil. Com lançamento agendado para março de 2024, o modelo foi revelado em evento ocorrido nesta quarta-feira (24) no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Kardian será o primeiro de oito lançamentos que a marca prepara até 2027. Chega em meio a uma grande expectativa, já que ele estreia a plataforma modular CMF-B, que permite o desenvolvimento de projetos de diversas categorias. Segundo a Renault, a base contempla veículos de quase seis metros de comprimento e com distância entre-eixos de quase três metros de comprimento.

Projetado com base no Dacia Sandero europeu, o Kardian é o primeiro carro nacional da Renault com a nova identidade visual da marca. Destaque para os faróis divididos em duas seções, com a iluminação diurna em LEDs na parte superior do conjunto. Atrás, as lanternas em formato de “C” seguem o atual padrão visual da fabricante.

O novo SUV da Renault tem 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,60 metros e o porta-malas acomoda até 410 litros. Os ângulos de ataque e saída são de 20° e 36°, respectivamente.

A cabine é bem diferente dos modelos atuais da Renault. Há itens como painel digital com tela de sete polegadas e central multimídia com tela tátil de oito polegadas, que contará com suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios. O console central fica em posição elevada e acomoda a manopla do câmbio do tipo “joystick” e o botão do freio de estacionamento elétrico.

Motor 1.0 turbo inédito no Brasil

Além de ser um projeto inteiramente novo, o Kardian estreará a motorização 1.0 turbo de três cilindros. No SUV, ele entregará até 122 cv e 22,4 kgfm de torque máximo, já adaptado à tecnologia flex. Nas versões mais caras, o Kardian terá câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas.

Esse conjunto também estará presente nos futuros lançamentos da aliança Renault-Nissan. Um deles pode ser a nova geração do Nissan Kicks, que deve ser lançada no Brasil entre 2024 e 2025.

Primeiro modelo nacional da Renault com ADAS

Lanternas em formato de ‘C’ estão presentes em outros modelos da marca

O Kardian será o primeiro carro nacional da Renault a sair de fábrica com um pacote de assistências à condução (ADAS). Entre os itens há piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de distância segura, sensor de pontos cegos, câmera com visão em 360 graus e assistente de partida em rampas.

O SUV compacto também possui seis airbags e controles de estabilidade e de tração.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários