Compacto quer ajudar a Ford a se destacar no segmento de compactos
A Ford aproveitou o evento de apresentação da nova geração do Mustang, realizado em Barcelona, na Espanha, para apresentar aos europeus o Ford Ka Concept. Ela tem seus motivos: a nova geração do compacto também será vendida por lá a partir de meados de 2015, contornando a situação da atual segunda geração do modelo vendida no Velho Continente, desenvolvida sobre a plataforma do Fiat 500 e que nunca alcançou vendas satisfatórias.
Esta nova geração do compacto, desenvolvida sobre uma versão mais curta da plataforma do New Fiesta, também terá como ineditismo no mercasdo europeu a carroceria de quatro portas. Este novo Ka promete ser mais confortável, sem comprometer seu preço final. Mas não abrirá mão do sistema SYNC para disputar clientes com Volkwagen Up! e Fiat Panda. A Ford projeta que, até 2017, o mercado mundial de carros compactos terá um crescimento de 35%, passando de 4 milhões para 6,2 milhões de unidades. Stephen Odell, vice-presidente executivo da Ford para a Europa, África e Oriente Médio informa que a Ford vendeu mais de 1,8 milhão de unidades do Ka atual desde o seu lançamento, em 1996. O Ford Ka 2014 será lançado no Brasil em abril, e terá a disposição dois motores, sendo um deles o inédito 1.0 de três cilindros e doze válvulas aspirado, com potência máxima na casa dos 80cv, além do 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado.