Stellantis pode fazer carros chineses na Itália

Modelos da Leapmotor seriam produzidos em Mirafiori já a partir de 2026
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Na Europa, carros chineses da Leapmotor são vendidos só na França

A Stellantis está cogitando fabricar até 150 mil unidades de carros chineses da marca Leapmotor na Itália.

Os veículos elétricos seriam produzidos na histórica planta da Fiat na cidade de Mirafiori, em Turim, para serem vendidos na rede de concessionárias da Stellantis pela Europa.

Segundo informações da agência “Automotive News Europe”, a produção dos carros chineses poderia começar em 2026 ou 2027.

Em outubro passado, a Stellantis desembolsou 1,5 bilhão de euros para adquirir 21% das ações da Leapmotor. O acordo deu origem à inédita joint-venture Leapmotor International, controlada pela Stellantis e cuja sede fica na Holanda.

“É uma decisão nossa que considera nossa competitivdade nos custos e qualidade. Caberia à nós decidir aproveitar essa oportunidade em algum momento”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis, à imprensa italiana.

Carros chineses podem aproximar Stellantis e governo da Itália

Uma fonte ligada às plantas da Stellantis revelou à “Automotive News Europe” que sua empresa foi notificada que o grupo estaria analisando a possibilidade de fabricar os veículos chineses em solo italiano. Uma segunda fonte afirmou que a Stellantis estaria estudando maneiras rentáveis de produzir os carros da Leapmotor em Turim.

A fábrica de Mirafiori é uma das mais antigas em toda a Europa e já foi a maior do continente. Fundada em maio de 1939, ela já produziu modelos icônicos como os Fiat 500 e 600. Atualmente, a planta produz alguns modelos da Maserati e o 500e, versão elétrica do 500 vendida em diversos mercados do mundo – inclusive no Brasil.

Além de inserir a Stellantis em um promissor subsegmento de carros elétricos, a produção dos carros chineses da Leapmotor poderia ajudar a empresa a cumprir a promessa feita junto ao governo italiano. A fabricante se comprometeu a alavancar a produção de carros no país para 1 milhão de unidades até o final da década. No ano passado, a Stellantis fabricou 750 mil unidades.

De quebra, fabricar os carros da Leapmotor também faria a marca chinesa a driblar elevadas taxas de importação que a União Europeia poderia impor sobre carros importados da China. A Comissão Europeia já investiga os subsídios concedidos pelo governo chinês aos carros elétricos, sob o temor de que a Europa possa ser invadida por veículos de baixo custo vindos do país asiático.

Marca pretende lançar cinco modelos globalmente

Embora seja uma das menores fabricantes de carros da China, a Leapmotor tem planos ambiciosos para o futuro. Pretende lançar cinco modelos globais nos próximos dois anos.

Recentemente, a empresa aproveitou o Salão de Munique para apresentar o SUV elétrico C10, primeiro projeto desenvolvido para mercados internacionais.

Atualmente, a marca comercializa o minicarro elétrico T03 na França por meio de um importador independente local.

Em outubro, a diretora financeira da Stellantis, Natalie Knight, se referiu à Leapmotor como a “15ª marca” do grupo durante uma reunião com analistas para anunciar a parceria entre as empresas. Ainda segundo a executiva, a marca chinesa foi feita para consumidores “que se preocupam com os custos, mas querem a melhor tecnologia em seus produtos”.

De acordo com uma apresentação realizada no último trimestre de 2023, a joint-venture Leapmotor International pretende comercializar 500 mil veículos fora da China a partir de 2030.

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