Mudança seria acompanhada do primeiro facelift do modelo
Os carros podem até ser globais, mas cada mercado tem preferências que precisam ser atendidas. Ao que parece, o gosto dos europeus custou o estepe pendurado na tampa do porta-malas do Ford EcoSport. Ao menos é isso que insinuam os flagras do modelo com a traseira limpa e com camuflagem que não faz qualquer questão de simular um estepe.
"O chefe global de design do grupo Ford, J. Mays, defendia que o pneu sobressalente exposto era uma solução antiquada, mas a voz do povo venceu a disputa: o estepe externo foi mantido depois que as clínicas com consumidores brasileiros apontaram que o item era fundamental para dar “identidade off-road” ao carro." dizia a AutoEsporte à época da apresentação do modelo ainda como conceito.
Pelo visto o tempo deu razão a Mays. Se até o Suzuki Grand Vitara já começou a abrir mão do estepe na tampa da mala… O Ford apenas segue uma tendência óbvia, a que diz que o estepe pendurado é inútil e só encarece os possíveis reparos do veículo em caso de acidente.
Para a Europa a mudança seria fácil, bastaria trocar a tampa do porta-malas – que continuará abrindo para o lado pela maçaneta embutida na lanterna – e o para-choque, que perde a placa. Na Europa estepe não é obrigatório e um kit de reparos para pneus pode ser considerado uma concessão do fabricante. Por aqui ao menos o kit de reparos seria obrigatório, mas dada a resistência ao sistema, teriam que redesenhar o assoalho para acomodar o pneu sobressalente.
Fato é que o EcoSport não terá alterações apenas a traseira. Mesmo com dois anos de mercado, o SUV compacto passará por um facelift discreto ao mesmo tempo. Algum dos três carros-conceitos que estão no Salão do Automóvel de São Paulo até o próximo domingo (9) será a inspiração. Nós apostamos no marrom. Fotos | WorldCarFans, Fabio Perrotta