Hyundai HB20 tem nota rebaixada em teste de colisão e ganha só uma estrela

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Hatch havia ganhado 4 estrelas no ensaio realizado no ano passado. Fabricante diz que não houve mudança na produção ‘que possa justificar a extrema variação entre os dois testes’.

Hyundai HB20 em novo teste de colisão do Latin NCAP

O Latin NCAP, entidade independente que realiza testes de colisão em veículos, anunciou nesta sexta-feira (9) que rebaixou a nota do Hyundai HB20 de quatro estrelas para apenas uma estrela.

A nota para ocupantes infantis, de três estrelas, não sofreu alterações.

VEJA MAIS

O novo resultado foi divulgado após uma auditoria no ensaio realizado no ano passado com um veículo cedido pela própria Hyundai. Desta vez, a entidade fez um teste com uma unidade comprada de forma independente.

Explicações para a nova nota

De acordo com o Latin NCAP, “o modelo ofereceu menor proteção no tórax do ocupante adulto do que no teste original”. Nessa área específica, o nível de proteção foi considerado ruim, classificado com a cor vermelha.

Segundo o protocolo do Latin NCAP, quando um veículo atinge o índice vermelho em uma zona considerada crítica, a nota máxima é de uma estrela, o que explica o rebaixamento do HB20.

O relatório do novo ensaio afirma que “não há diferença na construção dos dois veículos”, que apresentaram a mesma deformação na estrutura e pontos de impacto similares no boneco.

Porém, o texto diz que há diferença na desaceleração da movimentação sob as mesmas condições, além de um comportamento “ligeiramente diferente” no painel interno das portas durante a colisão.

É preciso lembrar que o teste foi realizado no modelo equipado apenas com airbags frontais, obrigatórios no Brasil.

Na linha 2021, o HB20 oferece as bolsas laterais de forma opcional nas versões mais em conta, Sense e Vision. Elas se tornam itens de série a partir da Evolution.

E a Hyundai?

O Latin NCAP disse que perguntou para a Hyundai se a empresa tinha uma explicação para as diferenças nos resultados. Segundo a entidade, a fabricante não respondeu.

Nós também procuramos a Hyundai. Quatro dias depois do resultado do teste, a empresa disse, em nota, que está investigando os testes para entender a causa para resultados tão diferentes, e que não houve mudança no processo de produção do modelo.

Veja a nota na íntegra:

A Hyundai desenvolveu o HB20 originalmente para o Brasil e, posteriormente, passou a exportá-lo para países vizinhos, sempre com base na mesma qualidade global de todos os seus produtos.

Não houve qualquer mudança no processo de produção ou na especificação do veículo que possa justificar a  extrema variação entre os dois testes realizados pelo Latin NCAP em menos de um ano.

A Hyundai está investigando profundamente os testes do Latin NCAP a fim de entender a causa real para resultados tão diferentes entre o recente teste de auditoria e o teste original de setembro de 2019.

Nenhuma conclusão pode ser elaborada antes dessa investigação completa. Mas a Hyundai assegura que, caso haja qualquer possibilidade de melhorar a segurança do HB20, isso sempre será levado em consideração.

VEJA O TESTE DE COLISÃO DO HB20

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários