Caminhão da Volkswagen que pode ser dirigido com CNH B ganha controles de tração e estabilidade

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Delivery Express+ custa R$ 3 mil a mais do que modelo sem os itens. Aparatos serão obrigatórios a partir de 2024.

Delivery Express+ ganhou assistente de partida em rampas, além dos controles de tração e estabilidade

O Delivery Express, caminhão da Volkswagen que pode ser dirigido por quem tem carteira de habilitação da categoria B, a mesma exigida para carros, acaba de ganhar uma nova versão, com novos equipamentos de segurança.

Batizado de Delivery Express+, o modelo ganhou controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampas ao pacote.

A diferença de preços para o Delivery sem esses itens é de menos de R$ 3 mil. A tabela sugerida para o Express começa em R$ 179.205, contra R$ 182.005 do Express+.

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Os novos itens foram anunciados pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na última quinta-feira (28), e antecipam a exigência do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Itens serão obrigatórios em 2024

O órgão superior de trânsito brasileiro determina a partir de 1º de janeiro de 2024, todos os veículos de transporte de cargas novos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3,5 toneladas saiam de fábrica com controle de estabilidade.

Antes disso, a partir de 2023, metade dos modelos vendidos pelas empresas já devem contar com o auxílio eletrônico de segurança.

Painel mostra indicador do controle de estabilidade

Desenvolvimento na ‘gringa’

Para desenvolver o sistema dos controles de tração e estabilidade, a Volkswagen Caminhões e Ônibus levou o Delivery Express para pistas de gelo e neve nos Estados Unidos.

Os sistemas do Delivery Express+ funcionam com sensores, que monitoram a trajetória do veículo de forma constante. Sempre que há potencial de redução na aderência, a central ativa os freios e ajusta o torque do motor até que o atrito e o controle sejam recuperados.

Volkswagen Caminhões e Ônibus testou o Delivery nos Estados Unidos

Já o assistente de partida em rampas é ativado em aclives iguais ou superiores a 5%. Ele segura o veículo por até 4 segundos depois que o motorista tira o pé do freio.

Assim como a versão sem os itens de segurança adicionais, o Delivery Express+ é oferecido com duas opções de entre-eixos: 3,00 m ou 3,60 m. O caminhão ainda pode ser entregue já com implemento de baú ou carga seca.

Independente da versão, o Delivery Express é equipado com motor turbodiesel Cummins de 4 cilindros e 2.8 litros que rende 150 cv e 36,7 kgfm. O câmbio é manual de 6 marchas.

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