Volkswagen Caminhões e Ônibus vai investir R$ 2 bilhões no Brasil até 2025

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Valor deve ser usado no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Linha de caminhões da Volkswagen

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou nesta quinta-feira (10) um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil no período de 2021 a 2025.

Segundo a empresa, esse montante será usado em 5 frentes:

  • desenvolvimento de tecnologias sustentáveis
  • internacionalização da marca
  • maior sinergia com outras empresas do Grupo Traton
  • digitalização e conectividade
  • melhoria na performance dos produtos

“Esse é o maior valor como ciclo de investimentos, depois de 4 ciclos consecutivos de R$ 1 bilhão e um mais recente de R$ 1,5 bilhão”, disse Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro do conselho do Grupo Traton.

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Para onde vai o dinheiro?

Cortes detalhou alguns dos planos da empresa.

“Se somos líderes no Brasil e em vários países na América do Sul, por que não somos em outros lugares do mundo? Precisamos pensar em voos maiores. E para isso, precisamos de investimentos”, disse o executivo.

No entanto, não foram divulgados os novos mercados em que a empresa pretende atuar. Atualmente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está presente em mercados da América Latina e África.

Caminhão Volkswagen exportado para a Costa Rica

Parte do investimento também vai para a melhoria dos produtos, como a redução de emissão de poluentes, além do desenvolvimento de tecnologias.

“O caminhão do futuro será conectado, elétrico e autônomo, nessa ordem”, disse Cortes.

Seguindo este caminho, a empresa pretende ampliar a linha de veículos elétricos, hoje composta pelo e-Delivery, além de investir na integração com a Rio, empresa de soluções de mobilidade.

Volkswagen e-Delivery a serviço da Ambev

Por fim, Cortes afirmou que a Volkswagen vai, sim, entrar no caminho dos autônomos. Mas que os ambientes propícios para isso ainda são limitados.

“Em situações fechadas, onde o caminhão pode dirigir sempre uma mesma rota, a tecnologia já é viável”, disse.

Elétrico em 2021

Enquanto o autônomo não chega, a Volkswagen apostará no primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, o e-Delivery, que estreia oficialmente no ano que vem.

Até agora, a Ambev, gigante do setor de bebidas, já confirmou um pedido de 100 unidades, com intenção de compra de outras 1.500 exemplares.

Mais funcionários

Fábrica da Volkswagen em Resende (RJ)

A Volkswagen ainda anunciou que está contratando 550 funcionários para a fábrica de Resende (RJ).

Destes, cerca de 300 serão alocados na linha de produção do caminhão extra-pesado Meteor, o mais recente lançamento da empresa.

Os demais vão para as outras linhas existentes – de ônibus e dos caminhões Delivery e Constellation.

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