Brasil reduzirá imposto de carros europeus em 50%

Acordo comercial prevê cota anual de 32 mil unidades importadas do Velho Continente
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Modelos vendidos por marcas como Porsche ficarão mais competitivos

O imposto de importação para carros feitos na Europa será reduzido em 50%. A medida anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores faz parte de um plano de redução tarifária e compromissos de serviços e compras públicas que está sendo fechado entre Mercosul e União Europeia.

Assim, o Brasil terá direito a importar uma cota anual de 32 mil veículos vindos da Europa. A tarifa de importação será de 17,5% e terá validade de 7 anos a partir do início do acordo. Após este prazo, a tarifa seguirá caindo até ser zerada nos próximos oito anos. O excedente além dos 32 mil previstos na cota deve pagar os 35% do imposto cheio.

Com isso, marcas de origem europeia, como as alemãs Audi, BMW e Porsche e as francesas Renault, Peugeot e Citroën, serão as maiores beneficiadas.

O acordo contempla todos os países do Mercosul. A Argentina terá cota anual de 15.500 veículos, enquanto o Uruguai poderá importar 1.750 unidades e o Paraguai, 750 carros por ano.

Veículos trazidos de outras partes do mundo, como Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e China, seguem pagando os 35% de Imposto de Importação.

Por outro lado, o café solúvel brasileiro terá tarifa zero nos 27 países da União Europeia em um prazo de quatro anos após a data de início do acordo. Outros setores, como os de proteína animal e fruticultura, também serão beneficiados.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários