VW lança e-Delivery, 1º caminhão elétrico nacional

Veículo pioneiro terá versões de 11 e 13 toneladas
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
e-Delivery já está disponível nas 150 concessionárias da VW no país

A VW Caminhões e Ônibus lançou nesta terça-feira (13) o e-Delivery. O primeiro caminhão elétrico nacional já está à venda nas 150 concessionárias da marca.

Desenvolvido inteiramente no Brasil, o e-Delivery foi apresentado pela primeira vez durante a Fenatran de 2018. Desde então, a VWCO rodou 400 mil quilômetros em testes para aperfeiçoar o projeto que chega às ruas.

O caminhão será disponível nas versões de 11 e 14 toneladas e duas opções de configuração de bateria. O motor elétrico tem 408 cv e a autonomia é estimada em até 250 quilômetros.

Segundo a VWCO, o caminhão pode ter 80% de sua bateria carregada em 45 minutos, dependendo do tipo de carregador. A garantia das baterias é de até cinco anos.

Preço será mais alto

Motor elétrico entrega 408 cv

O caminhão também virá com um serviço chamado e-Fleet, no qual o gestor da frota poderá ter acesso a várias informações de uso do veículo, incluindo a quantidade de CO2 que deixou de ser emitida.

O usuário também poderá contar com o manual cognitivo, uma tecnologia que permite consultar informações e tirar dúvidas sobre o e-Delivery por meio de um aplicativo de celular.

Embora já esteja em pré-venda, o VW e-Delivery não teve seu preço oficial divulgado pela fabricante. A empresa limitou-se a dizer que ele custará “de 2,5 a 3 vezes mais” do que as versões a diesel.

Com base nessa informação, espera-se que o modelo custe em torno de R$ 700 mil a R$ 800 mil.

Clientes importantes na fila

Roberto Côrtes, CEO da VWCO, posa ao lado do e-Delivery

A empresa firmou acordos com parceiros para fornecer infraestrutura de recarga (como Siemens e ABB) e reciclagem de baterias (com a Moura). De acordo com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a rede de concessionárias está preparada para realizar qualquer tipo de serviço no e-Delivery. O estoque de peças também está assegurado.

Grandes empresas já manifestaram intenção de contar com o VW e-Delivery em suas frotas. A AmBev foi uma das primeiras, e contará com 100 unidades até outubro. A fabricante de bebidas pretende adquirir 1.600 caminhões e até participou dos testes com os protótipos.

Além da AmBev, a Coca-Cola Femsa encomendou 20 unidades (que serão entregues até o fim de 2021) e a JBS também já fez o primeiro pedido.

VÍDEO: caminhão elétrico é capítulo mais recente dos 40 anos da Volkswagen Caminhões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários