O recente crescimento do interesse de marcas de luxo pelo segmento dos SUVs é notável. A Bentley já se arriscou, embora não tenha agradado a todos. O lançamento do Cayenne há quase dez anos, somado ao recente sucesso do Evoque, parece ter encorajado as montadoras sem tradição no segmento. A Lamborghini, que não investia há 30 anos em utilitários, já havia adiantado que o conceito se seu novo SUV estará no Salão de Pequim. Mas as fotos, felizmente, saíram antes. O que temos nas fotos é um carro chamado Urus, nome em latim para o Auroque, ancestral do touro, extinto no século 17. Como todo Lamborghini que se preze, tem um nome inspirado em um touro (vide Aventador, Murciélago, Contach, e etc). A dianteira mescla linhas do recém-lançado Aventador com outras que lembram sutilmente o Cayenne.
O Urus parece uma mesclagem de diversos segmentos com um desenho típico de um SUV. E isso pode ser bom. A frente parece um Lamborghini qualquer com salto alto, enquanto a lateral até as portas traseiras lembram um SUV. Dali em diante, a protuberância dos para-choques que se prolongam das portas traseiras até a traseira parecem pertencer a um big foot. A traseira, no entanto, lembra uma fusão entre um notchback e um SUV. Esta obra prima estará em Pequim apenas a caráter de conceito. Ele só deverá ser lançado em 2017, o que poderá permitir com que a montadora italiana possa esculpir o modelo de acordo com a evolução do mercado mundial. Presume-se que será equipado com um V10 de 575 cavalos e uma motorização híbrida, embora seja muito cedo para palpites. Dá até para conceituar uma versão conversível, seguindo os moldes da Evoque…
Por falar em moldes, o Urus mede na carroceria conceitual 5 metros de comprimento e 2 metros de largura. Será mais baixo que o Cayenne e mais leve que os outros modelos da marca. As imagens do interior adiantam soluções semelhantes às do Aventador, tais como a arquitetura da cabine e detalhes como a chave (um botão no console). Materiais utilizados na sua construção, como resina e filamento de carbono, deverão estrear primeiramente no próximo Sesto Elemento. O Urus não é o primeiro utillitário da Lamborghini. O LM002 foi um jipe com características militares que foi vendido entre 1982 e 1993. Poucas unidades foram vendidas, mas o motor 5.2 V12, oriundo do Countach, era um atrativo do Hummer italiano. Mas é certo que a Lamborghini pretende obter vendas mais expressivas. E, se competir com o Cayenne, deverá ser um dos modelos mais baratos da marca.
Vazam fotos do Lamborghini Urus, a nova aposta da marca
- Johanns Lopes
- 21/04/2012
- 04:07
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Comentários
Mais Lidas
Basalt será lançado com motor turbo no segundo semestre de...