Conhecemos a última Kombi produzida no mundo

Perua fabricada em dezembro de 2013 repousa em acervo mantido pela própria VW
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Lá se vão quase oito anos desde a produção da última Kombi no mundo. Colocava-se, aí, um ponto final na gloriosa história de 56 anos ininterruptos de comercialização da perua no país.

A Volkswagen fez uma honrosa despedida à “Velha Senhora”, que teve uma edição final chamada Last Edition. A perua tinha todos os acessórios especiais que se esperariam de uma série assim, como pintura em dois tons, pneus com faixa branca e até cortinas nas janelas laterais.

VEJA MAIS

A marca só vacilou na estratégia de marketing. Diante da procura inicial, a VW resolveu dobrar a produção de 600 unidades para 1.200 exemplares.

Kombi Last Edition tinha muito charme, mas encalhou

O problema é que a decisão foi anunciada quando quase toda a tiragem inicial já havia sido reservada. Houve grande revolta por parte dos clientes que já haviam pagado uma pequena fortuna (mais de R$ 80 mil em 2013!) pelo modelo. No fim das contas, o tiro saiu pela culatra, uma vez que diversos veículos acabaram encalhados nos estoques das concessionárias.

A última Kombi do mundo

Última Kombi produzida no mundo está no Brasil
Eis a última Kombi produzida no mundo!

Só que a unidade de número 1.200 não foi a última Kombi produzida no mundo.

A honra de encerrar a história da Kombi coube a uma perua normal. Trata-se da unidade Standard na cor branca de chassis 022.526, que deixou a linha de montagem no fim de dezembro de 2013. Sem nenhum tipo de festa, a perua migrou diretamente para a Garagem Volkswagen, um acervo de clássicos que é mantido pela própria montadora.

De fato, a Kombi praticamente não rodou: o hodômetro marca apenas 55 quilômetros. Imaginamos que a maioria dessa distância foi percorrida em deslocamentos dentro da própria fábrica, já que o carro sequer foi emplacado.

O estado de conservação da perua é impressionante. Parece que a Kombi acabou de sair da linha de montagem. Todos os detalhes estão em perfeitas condições.

A última Kombi repousa ao lado de outras duas unidades igualmente colecionáveis. Além de uma unidade da Série Prata, que marcou a despedida do motor boxer refrigerado a ar, o acervo conserva uma perua dos anos 50.

Em tempo: a coleção da Garagem Volkswagen fica dentro da sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP). E infelizmente não está aberta para visitação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários