Avaliação: Porsche Macan diverte mesmo na versão de entrada

SUV é movido por motor 2.0 turbo de 265 cv e empolga ao volante
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Macan estreou em 2014 e já passou por dois facelifts

Algumas fabricantes sabem fazer carros divertidos. É o caso da Porsche, que soube levar as virtudes de seus esportivos para o mundo dos SUVs. Felizmente é o que acontece com o Macan 2023, que acaba de chegar às concessionárias da marca no Brasil.

Por R$ 439 mil, a versão de entrada se chama simplesmente Macan. Acima dela existem outras duas versões: a inédita T também adota o motor 2.0 turbo, que entrega 265 cv (20 cv a mais do que o modelo anterior) e 40,8 kgfm de torque máximo, já a partir de 1.800 rpm.

Para quem gostaria de mais, a gama ainda conta com o Macan S e o Macan GTS. Enquanto a versão S possui 380 cv e 53 kgfm, a configuração GTS agrada em cheio os fãs da marca com 441 cv e 56 kgfm. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 4,3 s, com a velocidade máxima de 272 km/h.

Empolga, sim!

Macan 2023 é vendido em quatro versões de acabamento

Apesar de não trazer a mesma esportividade das configurações mais caras, o Macan agrada principalmente pelo desempenho. As respostas são afiadas: o SUV precisa de apenas 6,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e realiza a prova de retomada de 80 km/h a 120 km/h em apenas 4,5 segundos.

A velocidade máxima é de 232 km/h. Motorista e passageiros são brindados com um ronco grave e marcante, porém discreto. Inclusive, aconselho atenção ao velocímetro, já que a sensação de velocidade é bem inferior à realidade. Isso faz com que você passe dos limites sem muito esforço.

Firme e segura, a direção tem respostas bem diretas, enquanto a suspensão possui calibragem firme. Nas curvas, a carroceria do Macan inclina muito pouco e transmite segurança pouco comum para um utilitário esportivo.

Mudou onde?

Dianteira teve mudanças bem sutis

Quem olhar o Macan 2023 vai sofrer para notar onde estão as mudanças. O SUV passou por uma discreta atualização, cujas mudanças estão concentradas na dianteira, que ganhou nova grade e para-choque redesenhado.

A cabine trouxe um volante redesenhado e um console central redesenhado, que trocou a infinidade de botões físicos por comandos sensíveis ao toque. As alterações disfarçam bem o peso da idade do Macan, que está entre nós desde 2014. Os bancos são envolventes e confortáveis, ajudando na ótima posição de dirigir.

Interior ficou moderno e esconde bem o peso da idade

Alguns detalhes remetem aos esportivos da Porsche, como a posição da chave do lado esquerdo (como manda a tradição) e o seletor giratório dos modos de condução, que fica junto ao volante de três raios. São quatro configurações: Normal, Sport, Sport Plus e Individual. No centro fica o botão da função Sport Response, que configura o veículo para entregar o máximo de performance durante 20 segundos.

A lista de itens de série traz faróis com iluminação full LED, rodas de liga leve de 19 polegadas, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sensor de pontos cegos, alerta de saída de faixa e central multimídia com tela tátil de 10,9” e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entre outros equipamentos.

Frente a alguns concorrentes, o Macan perde no conteúdo. O BMW X3 xDrive30e M Sport sai por R$ 436.950 e traz itens mais tecnológicos, como piloto automático adaptativo e painel digital. E mais do que isso: o rival é mais potente (são 293 cv) e é híbrido.

Vale a pena?

Macan é o carro pra família de quem não quer abrir mão da esportividade

Sim. Quem aprecia a esportividade que só um Porsche entrega vai gostar do Macan. Mesmo sendo um SUV, ele consegue ser divertido para o motorista sem abrir mão das características deste tipo de veículo, como o bom espaço interno e a posição mais alta de dirigir.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários